Vinho Californiano?

A caminho de Hallstatt, Alta Áustria.
06/10/2016

A Califórnia, por razões objetivas, é um dos principais eixos da indústria mundial de vinhos. Terra surpreendente pela diversidade de vinhos que estão ainda por ser descobertos, dinâmica como poucas, e capaz de se reinventar enologicamente a cada geração. Para alguns, isso significa falta de identidade, mas para mim é simplesmente a procura de melhorias e de singularidade. Portanto, neste mês propomos desfrutar o West Lane Winery 2012 Carignane, feito com uma variedade pouco conhecida pelos consumidores de vinhos californianos: a Carignane, também conhecida como Carinhena ou Mazuelo.

 

 

Suas duas mil bodegas são visitadas todos os anos por turistas que desejam passar férias perto dos vinhedos. Muitos, inclusive, ficam hospedados nas próprias bodegas, onde acontecem catas de vinhos, comidas gourmet, festivais de vinhos e muitas outras opções de entretenimento. Tudo isso converte o Estado Dourado em um destino idôneo para o enoturismo.

 

 

A bodega que nós selecionamos neste mês, West Lane Winery, está situada em Morgan Hill, Califórnia, estrategicamente entre Lodi e Monterey, duas das denominações mais em voga da Califórnia, graças aos velhos vinhedos de Zinfandel e Carignane. A terceira geração da família Guglielmo elabora aqui seus vinhos, procedentes dos velhos vinhedos de Lodi e Monterey. Uma construção antiga alberga a bodega, onde o enólogo Philip Zorn dispõe de equipamentos modernos e condições excelentes para a crianza de seus vinhos. West Lane Winery pertence ao grupo de bodegas Anders-Lane Artisan Wines, e é nesta bodega que o grupo elabora seus vinhos mais importantes, procedentes de velhos vinhedos da variedade Carignane.

 

 

O vinho que apresentamos neste mês – West Lane Winery 2012 Carignane – procede de alguns dos vinhedos mais antigos de Lodi, que tem sido uma região vitivinícola em destaque há mais de 150 anos. Mas recentemente, graças aos vinhedos de Carignane e Zinfandel, está convertendo-se em uma referência da Califórnia. Além disso, já pudemos apreciar alguns vinhos de Zinfandel procedentes de Lodi, que foram sucesso entre nossos associados. Agora, aproveitem esta seleção e desfrutem de um vinho elaborado com uma uva pouco habitual nos monovarietais californianos.

 

 

Região: Califórnia – Estados Unidos
Uvas: 100% Carignane
Produtor: West Lane Winery
Crianza: 36 meses em barricas de carvalho francês

Álcool: 14,5% vol.

Valor aproximado de mercado: R$ 80,00
Valor para associados: R$ 59,00

 

_______________________________

 

Créditos imagens: Reprodução

Créditos textos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *